TwitterFacebook
Página inicial |
blog PRIME
Prime
A PRIME CLIPPING AGENDA DE SHOWS GALERIA DE FOTOS GALERIA DE VÍDEOS DEIXE SEU RECADO CONTATO

Com Roberta Sá, Novos Baianos preparam reencontro no Rock in Rio

20/06/2013

No Rock in Rio, o palco Sunset é conhecido por promover encontros musicais inusitados, que chegam a dividir atenção com o principal espaço do festival. Uma das "misturas" deste ano será a reunião entre a cantora Roberta Sá – representante da nova geração de talentos da MPB; quatro CDs lançados – e os veteranos Pepeu Gomes e Moraes Moreira. Com status de guitarrista lendário, o primeiro tem 12 álbuns solo e nove com os Novos Baianos. O segundo, da mesma turma de Pepeu, tem sucessos espalhados por mais de 20 discos.

Na tarde desta segunda-feira (20), o trio se juntou pela primeira vez após saber que iria tocar no evento – a apresentação acontece em 21 de setembro. Este ensaio inaugural, que rendeu uma jam session, foi acompanhado pelo G1. "Vou matar todas as cantoras do Brasil de inveja. É um repertório que todo mundo quer tocar", afirmou Roberta durante a conversa.

Revelada em 2004, ela foi a primeira a chegar ao local da reunião. Acomodou-se na poltrona vermelha e iniciou um papo descontraído sobre o consumo de waffles e jujubas com Zé Ricardo, diretor artístico do palco Sunset. Em seguida, surge Pepeu. Com camiseta preta, corrente de prata no pescoço e um pequeno e inconfundível cavanhaque triangular entre os lábios inferiores e o queixo, afinou dois violões que estavam parados num canto da sala. Depois, passou a percorrer escalas de uma ponta a outra com velocidade sobrenatural, alternando melodias brasileiras e solos de rock'n'roll. Por fim, vem Moraes Moreirax.

Durante a conversa, Roberta comenta a influência dos colegas. Diz que, ainda criança, escutou Moraes Moreira. Pouco depois, com cerca de dez anos de idade e em busca das "fontes em que iria beber", foi estudar os Novos Baianos.

"Fui conhecer os Novos Baianos depois, quando eu já me interessava por saber onde as minhas referências nasceram", revela. Para demostrar o conhecimento da obra dos agora parceiros, Roberta cantarolou de saída "Flor do desejo", composição de Pepeu. Dos Novos Baianos, faziam parte também Baby Consuelo (atual Baby do Brasil), Paulinho Boca de Cantor, Dadi, Luiz Galvão e Jorginho Gomes.

“A ideia começou com o Zé Ricardo provocando. Quando ele veio para nós e falou de Roberta, eu fiquei entusiasmado. É uma cantora que sabe o que quer cantar, que canta bonito, com essa voz linda", afirma Moreira. E o músico parece realmente entusiasmado com a colega. Deita o violão no colo, toma a palavra e rasga elogios. “É muito difícil para uma cantora nova chegar com essa convicção. A impressão que eu tenho é que ela já chegou pronta. Geralmente, você vê um disco de uma cantora muito boa, mas com alguma coisa irregular. A gente começou a sonhar com o que podemos fazer. Tenho certeza que isso vai dar uma mistura maravilhosa.”

Roberta devolve o elogio com uma gargalhada. E completa: "Vou cancelar o analista. Não preciso mais de terapia depois de ouvir isso". A cantora não é somente novata para os Novos Baianos. Quando entrar no palco Sunset, estará colocando os pés pela primeira vez em um Rock in Rio. "Ainda bem que eu não fui em nenhum outro, nem para assistir aos shows. Assim, esse vai ser inesquecível".

Voltar

 
hidea.com   e-mail