TwitterFacebook
Página inicial |
blog PRIME
Prime
A PRIME CLIPPING AGENDA DE SHOWS GALERIA DE FOTOS GALERIA DE VÍDEOS DEIXE SEU RECADO CONTATO

Saiba mais sobre Celtic Legends

07/05/2012

Celebrando dez anos de carreira, Celtic Legends chega ao Brasil para turnê

No dia 10 de maio, o tradicional grupo de música e dança da Irlanda se apresenta em Curitiba

De 9 a 12 de maio o público brasileiro terá a chance de conferir o vigor contagiante da música e dança da Irlanda. Pela terceira vez em solo nacional, o grupo Celtic Legends retorna ao Brasil para celebrar dez anos de estrada em uma turnê por quatro cidades do país. Curitiba recebe os artistas dia 10 de maio, no Teatro Positivo.

Com mais de 600 apresentações pela Europa e mais de mil apresentações em todo mundo, Celtic Legends reúne bailarinos e músicos, que, desde muito cedo, conheceram a técnica e a tradição irlandesa. São seis músicos e 14 bailarinos, todos eles de Galway, Dublin e Belfast. Durante 90 minutos mostram um show de virtuosismo e técnica impressionantes.

Celtic Legends é inteiramente composto de música ao vivo, dança e sons e, enquanto respeita a cultura e a antiga história do país, gera uma atmosfera contagiante que tem levado seu público à Irlanda e à sua cultura, sua terra, seus pubs, sua música e seu coração. Criado em 2002, em Connemara, península na Costa Oeste da Irlanda – região que se orgulha em preservar cuidadosamente não apenas a paisagem, mas principalmente as tradições – a companhia mostra um espetáculo eletrizante, de música e performance ao vivo. A música é produzida pelos instrumentos tradicionais da Irlanda: o violino, o grande tambor bodhran, que conduz a banda, o melancólico uileann (instrumento de sopro, muito evocativo das sonoridades medievais). Os sons da civilização celta são a base para as velozes coreografias de sapateado. Muitos dos bailarinos são premiados internacionalmente; outros já percorreram o mundo em companhias como Riverdance e Lord of the Dance, com uma abordagem mais pura da dança típica – e sempre empolgante – da tradição céltica.

Duas companhias mundo afora

Celtic Legends dividem-se hoje em duas companhias, quase sempre em turnê, uma delas sediada no Canadá, com a proposta de revitalizar a dança irlandesa com o máximo de impacto coreográfico, sem perder a sonoridade e o desenho tradicional dos passos.

Na origem das danças irlandesas estão os imigrantes, em especial os que foram para os Estados Unidos. Usando tamancos de madeira, eles relembravam, nos séculos XVII e XVIII, os passos tradicionais e a percussão das canções de origem celta, dos galgos e asturianos e ainda da Bretanha francesa. No século XX, surge o sapateado – que evolui ao lado do jazz e dos ritmos africanos trazidos pelos escravos, criando um novo estilo. Nos anos 90, a tradição medieval e pós-medieval da Irlanda ressurge com força, pelo sucesso de Lord of the Dance e Riverdance. Celtic Legends é produto desse ressurgimento, acrescentando ao estilo tradicional mais velocidade e agilidade.

Quem cria o Celtic Legends

O coreógrafo Ger Hayes é muito experiente e mundialmente reverenciado por ser o solista do Lord of the Dance, de Michael Flatleys. Após percorrer o mundo com esta companhia, Ger queria criar um estilo de dança irlandês mais essencial, vital e excitante e assim, aproveitou a oportunidade para se juntar ao Legends. Criou coreografias tradicionais que vêm combinando perfeitamente com o som ao vivo que a banda realiza no palco.

A diretora musical Liz Knowles é conhecida como uma das melhores violinistas do mundo. Ela foi o primeiro violino do Riverdance e do The Pirate Queen na Broadway, participou da banda tradicional “Cherish the Ladies”, toca regularmente com a “Cincinnati Pops Orchestra” e já gravou com Don Henley, Cole Paula e Ensemble Gallelei.


SERVIÇO:

CELTIC LEGENDS NO TEATRO POSITIVO

DATA: 10.05.2012
HORÁRIO: 21hs
LOCAL: Teatro Positivo
INFORMAÇÕES E INGRESSOS: (41) 3315-0808

Voltar

 
hidea.com   e-mail